domingo, 18 de dezembro de 2011

Aceitação


Swami Vagishananda
(tradução - Carolina Velardi)

    Há muitas ocasiões na vida, muitas situações na vida que eu posso mudar. Se eu tiver recursos suficientes, eu posso trocar a mobília da minha casa, eu posso comprar roupas novas, eu posso comer fora 3 vezes por semana, eu posso acampar todo fim de semana, eu posso mudar meu corte de cabelo infinitamente. Se fizer frio eu posso comprar um aquecedor, se fizer calor, um ar-condicionado. Um micro-ondas novo... sim há muitas mudanças que eu posso fazer.
    Se eu não tiver recursos mas muita criatividade, eu posso fazer as coisas que faço todos os dias, mas de maneiras novas! Eu posso cozinhar com os mesmos ingredientes, mas o sabor será diferente, e bom. Eu posso colocar a mesa de um jeito novo. Eu posso cantar e dançar de maneira diferente a cada dia e me divertir também. Eu posso mudar o meu apartamento, carro ou emprego.
   Se eu tiver um coração grande, eu posso expressar o amor do meu coração de modos diferentes também. Eu posso mudar minhas atitudes e meu comportamento se assim eu escolher. Eu posso apertar o que precisa ser apertado e soltar o que precisa ser solto. Se eu for muito inflexível e rígido como pessoa, eu posso me tornar mais flexível. Se eu sou crítico e sempre encontro culpados, eu posso tentar mudar isso também. Se eu sempre culpo os outros pelos meus problemas, eu posso averiguar se isso é verdade. Se eu sou uma pessoa que não sabe estipular limites, então eu posso aprender a fazer isso. Se eu sou sempre dependente de alguém e isto se tornou doloroso para mim, eu posso aprender a sair desta situação. Se eu sou sempre medroso, eu posso aprender a encarar desafios corajosamente. Se eu for muito corajoso a ponto de me tornar imponderado, então eu posso aprender a exercitar a precaução.
    Qualquer coisa que eu possa mudar, se eu sentir que eu preciso mudar - Eu devo mudar. Mas eu não controlo tudo na vida. Há algumas situações que são como são, alguns eventos que aconteceram, que eu não posso mudar.

Eu não posso mudar a temperatura do país.
Eu não posso mudar os políticos imediatamente!
Eu não posso mudar o fato que uma pessoa próxima faleceu.
Eu não posso mudar a minha ascendência.
Eu não posso mudar a minha infância.
Eu não posso mudar o meu passado - feliz ou triste.
Eu não posso mudar a minha idade.
Eu não posso mudar a minha aparência com muita frequência.

    Algumas vezes eu tenho responsabilidades familiares, meu chefe é chato e eu não posso mudar de emprego. Acima de tudo, eu não posso mudar as pessoas - isto inclui meus pais, meu cônjuge, meus cunhados, cunhadas, noras, genros, sogros, sogras, meus filhos, meu chefe, colegas de trabalho, funcionários... a lista é infinita. Quando alguma coisa não pode ser mudada, qualquer que seja - quando eu acho que tenho uma incapacidade de ter as coisas como quero - eu me sinto impotente, triste, agitado e bravo. Eu entro em depressão com frequência também.
    Agora vem o fato difícil - a situação não pode ser mudada. Se eu quero que as pessoas mudem, por que elas deveriam? Elas devem querer que eu mude também. Talvez eu também não queira mudar. Ninguém pode fazer uma pessoa mudar, a não ser que a pessoa realmente queira. É assim. Talvez se eu tentar entender o “background” (a experiência de vida) de onde vem essa pessoa, então talvez eu possa entendê-la melhor e sentir alguma compaixão por ela ao invés de raiva. Talvez minhas expectativas sejam irracionais. Talvez minhas expectativas sejam racionais mas a pessoa não pode ir de encontro a elas, ou não quer ir de encontro a elas, ou não pode. Seja qual for a razão, é assim que as coisas são. Não seria mais fácil aceitar graciosamente que é assim que a pessoa é, que a situação é assim, que o meu passado foi assim, que o que aconteceu, aconteceu? Eu não posso fazer nada a respeito. Se eu puder mudar algo, eu irei - se eu não puder, eu aceito graciosamente. Quando eu aceito, há um alívio porque a minha resistência ao fato sumiu. Mas a capacidade de aceitar graciosamente o que eu não posso mudar é algo que eu não sou capaz de fazer facilmente. Mas pelo menos eu vou valorizar isso. Eu vou valorizar, somente quando souber o benefício que vou tirar disso. Para entender o valor da aceitação graciosa, vamos ver o que nós não conseguimos se não tivermos esta aceitação. Então nós podemos ver o que pode nos ajudar.
    Quando eu não estou apto a aceitar um fato que não pode ser mudado - eu me sinto impotente, eu me sinto bravo e ressentido. Todos os meus momentos presentes estão ocupados apenas em me preocupar e pensar e repetir as cenas novamente e novamente. Eu perco a minha auto-estima e destruo qualquer chance de alegria que eu possa ter no presente momento. Vamos supor que estou andando e há um lindo pôr do sol -Eu não estou apto a apreciar esta verdade sobre o meu momento presente - eu estrago meus momentos presentes, me preocupando com o passado, a injustiça, como eu gostaria que a situação mudasse... E se eu continuo com esse estado de espírito de resistência e dor indefinidamente, a minha saúde é afetada. Eu tenho úlceras, problemas cardíacos, dores de cabeça, dores no corpo. Eu não encontro felicidade na vida e a minha tristeza cai sobre os outros que estão ao meu redor. Agora quando o fato é que eu não posso mudar a situação, este estado de espírito me ajuda? Ou me machuca? Claramente eu estou me machucando. Eu quero continuar me machucando? Essa é a escolha que eu tenho que encarar. Eu posso continuar a me machucar por reter essa resistência aos fatos e me massacrar com mágoas e me sentindo mal - ou eu posso apenas deixar ir - aceitando. Conscientemente deixando de lado a minha vontade de resistir a um fato imutável. Eu tenho que ver isso muito claramente e dar valor a paz de espírito e um certo alívio pelos resultados por causa da aceitação dos fatos. Uma vez valorizando isso, então aparecem maneiras de me ajudar a deixar ir.
    A devoção ao Senhor nascida do entendimento de que o Senhor é inestimável. Para entender o Senhor, venha para aulas de Gita! O entendimento de que o Senhor é Todo-Inteligência é enxergar o fato de que qualquer coisa que há na criação está em Ordem, ( até mesmo a desordem está em ordem perfeita!) há um significado por trás disso tudo, há um propósito muito importante. O propósito da minha vida é crescer - talvez por causa destas situações agora eu posso rezar. A devoção crescente na forma de confiança crescente na ordem do Senhor, uma confiança crescente de que cada situação tem um propósito e um significado por trás de tudo e é sempre tudo para o melhor, mesmo que eu não possa entender tudo agora. Eu reconheço que eu sou impotente, aceitando a situação e então quando estou impotente eu procuro ajuda da Fonte de Toda a Ajuda - o Senhor, em uma oração significativa. Procurar ajuda quando é necessário, é viver com inteligência. Portanto eu posso fazer esta oração ao Senhor:

    -Senhor, que eu tenha maturidade para aceitar graciosamente as coisas que eu não posso mudar; que eu tenha vontade e esforço para mudar o que eu posso; e que eu tenha sabedoria para saber a diferença entre o que eu posso ou não mudar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário